Conheça os estilos mais importantes do Heavy Metal

thumbnail

A banda californiana Guns N’ Roses, é uma das principais atrações do festival “Lollapalooza 2020”, que acontece em abril em São paulo.

Sendo assim, decidimos esclarecer uma questão que permeia os fãs mais atentos do Guns, desde o seu surgimento até os dias atuais.

Afinal, o Guns N’ Roses é uma banda de “Glam Metal”, ou vai muito mais além do gênero clássico da década de 80.

Axl Rose
Reprodução / Instagram: @gunsnrosesbrasilfaclube

Glam Metal

Um estilo muito característico dos anos 80, onde os vocalistas ostentavam visuais extravagantes e muitas vezes, exagerados, mais popularmente conhecido como o metal farofa.

Foto da banda Skid Row, referência do “Glam Metal”:

Skid Row
Reprodução / Instagram: @rock_in_the_80s_

A princípio, a banda Guns N’ Roses, fez parte do estilo, pois o seu vocalista Axl Rose, no início da carreira, adorava ostentar cenários suntuosos e modelos famosas em seus clipes. Já nos palcos, ele não dispensava as suas tradicionais bandanas coloridas, shorts apertados no corpo e muita atitude sexy durante as apresentações, que enlouqueciam os fãs.

As faixas “Sweet Child O’Mine” e “November Rain”, ilustram bem o estilo “Glam Metal”, com seus refrões grudentos e melódicos. Confira:

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “Sweet Child O’ mIne”
Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “November Rain”

Outras bandas que fazem parte do estilo “Glam Metal”, são Twisted Sister, Ratt, Poison, Skid Row, Cinderella e W.A.S.P..

O fim do “Glam Metal”

Em 1990, conforme a música evoluía e devido a saturação de bandas com o mesmo estilo, o “Glam Metal”, começou a perder força, já que a MTV, buscando novidades, decidiu apostar no grunge das bandas de Seatle e bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, ganharam o mundo.

Confira a clássica do Nirvana, “Smells Like Teen Spirit”:

Divulgação / Youtube / Vevo / Nirvana “Smells Like Teen Spirit”

Muito além do “Glam”

Embora o “Glam Metal” tenha desaparecido com o tempo, os Guns N’ Roses, provaram que são uma banda muito além do estilo pomposo e exagerado dos anos 80, que ultrapassou rótulos e tendências, afinal eles estão na ativa até os dias de hoje, lotando estádios e os festivais por onde passam.

A banda se apresenta no festival “Lollapalooza 2020“, no dia 3 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Comentários no Facebook

Subir