Guns N’ Roses – A lendária banda de rock que atravessou gerações

thumbnail

A lendária banda de rock Guns N’ Roses, que atravessou gerações através dos anos, é conhecida por colecionar sucessos e muitas polêmicas, devido ao temperamento do vocalista Axl Rose. Separamos momentos marcantes da história da banda, incluindo álbuns, conquistas e é claro, polêmicas.

O Surgimento

A banda de rock norte-americana Guns N’ Roses foi formada em 1985, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. 

Originalmente, a banda era formada pelo vocalista Axl Rose, Slash, Duff Mackagan, Richard Fortus, Frank Ferrer, Dizzy Reed e Melissa Reese.

“Appetite for Destruction”

O álbum de estreia da banda “Appetite for Destruction”, foi lançado em 1987 e na época, vendeu cerca de 33 milhões de cópias em todo o mundo, sendo certificado 18 vezes de platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América), se tornando o álbum de estreia mais vendido da história da música. Foi desse álbum que saíram os sucessos “Welcome to the Jungle” e “Sweet Child O’ Mine” entre outros. Confira o clipe de “Sweet Child O’ Mine”:

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “Sweet Child O’ Mine”


“GN’R Lies”

O segundo álbum da banda “GN’R Lies”, foi lançado em 1988 e alcançou a 2° posição nas paradas musicais e foi eleito pelo Grammy como “Melhor Performance de Hard Rock”, chegando a ouro com a balada “Patience”. O baterista Steven Adler, foi demitido após a gravação desse álbum.

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “Patience”


“Use Your Illusion I”

Lançado em 1991, “Use Your Illusion I”, é o terceiro álbum de estúdio da banda, e é de onde vem a clássica “November Rain”, Foi com este álbum que o Guns N’ Roses se consolidou como uma das maiores bandas de rock dos anos 90.

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “November Rain”


Álbuns e Covers

Sucedendo o álbum “Use Your Illusion I”, em seguida veio o álbum “Use Your Illusion II”, que é considerado por muitos, como a continuação de seu antecessor. Depois veio “The Spaghetti Incident?”, em 1993, o álbum trouxe básicamente covers das bandas de punk e de rock dos anos 70 e 80.

Depois vieram uma série de álbuns ao vivo, extraídos de shows da banda, como o “Live In Chicago 1992” e “Live Era 87-93”, lançado em 1999. 

Coletânea de Sucessos

Em 2004, a banda lançou o álbum “Greatest Hits”, com os maiores sucessos do Guns, como “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’ Mine”, “Patience” entre tantos outros que marcaram a trajetória da lendária banda.

O aguardado e adiado “Chinese Democracy”

Após um longo hiato da banda, finalmente em 2008, o Guns N’ Roses lançou o aguardado álbum “Chinese Democracy”, o sexto álbum de estúdio da banda. Confira:

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses

O disco foi marcado por tantos cancelamentos de tal forma, que ficou conhecido como “disco eternamente adiado”. O disco que a banda começou a trabalhar em 1996 e só finalizou em 2008.

O álbum começou a ser trabalhado logo após a saída de todos os membros originais da banda nos anos 90, o único integrante original que restou foi o vocalista Axl Rose. 


Curiosidades sobre o álbum “Chinese Democracy”, by “RollingStone”:

1- A gravadora ofereceu 1 milhão de dólares para o Axl terminar o álbum em 1999. 

2- A maior parte dos vocais do Axl foram gravados 9 anos antes do álbum ser oficialmente lançado.

3-O guitarrista do “Queen”, Brian May, gravou alguns solos de guitarra para o álbum, mas que não foram finalizados.

4-Durante as gravações do álbum, Axl visitou um psiquiatra com a finalidade de se limpar das energias negativas e livrar o álbum de qualquer influencia negativa.

Axl Rose e as suas mais famosas desavenças:

O vocalista da banda Guns N’ Roses é conhecido também por colecionar não só sucessos com a sua banda, mas desafetos:

Jon Bon Jovi

Segundo Axl, em 1987, Jon Bon Jovi, chamou o de “vagabundo” em um hotel. Depois disso, Jon tentou atacar Axl. E aí o Steven Adler entrou na confusão e bateu no Jon. Em síntese, essa é uma das versões da briga, mas é provável que a versão oficial seja outra.

Kurt Cobain e Courtney Love

A confusão começou quando Axl, no início dos anos 90, perguntou ao Kurt Cobain, se a sua banda Nirvana, poderia abrir os shows do Guns N’ Roses, e o Kurt recusou. Em 1992, na premiação da MTV VMA’s, a mulher de Kurt Cobain, Courtney Love, perguntou para o Axl Rose se ele gostaria de ser o padrinho da filha deles, Frances Bean. O vocalista do Guns falou para o Kurt “mandar a cadela dele calar a boca”. Kurt não só aceitou a provocação como mandou a mulher calar a boca, o que deixou Axl furioso. Ao ponto de desafiá-lo para uma briga. 

Slash

Com toda a certeza, a maior rivalidade de Axl Rose, é com o guitarrista Slash. Axl já declarou que “Slash é como um câncer que é melhor ser removido, evitado. 

O começo da briga:

Nos anos 90, desde que Axl substituiu a faixa da guitarra de Slash, pela do novo contratado Paul Tobias. No cover dos Rolling Stones “Sympathy For The Devil”, para a trilha sonora do filme “Entrevista com o Vampiro”, para desgosto de Slash.

 A partir daí a relação entre eles nunca mais foi a mesma, outras brigas aconteceram até que em 1996 o guitarrista Slash, saiu oficialmente da banda, mas em 2016, as coisas mudaram e o guitarrista voltou ao Guns, após finalmente, fazer as pazes com o problemático e encrenqueiro Axl Rose. Vale lembrar que a turnê de retorno da banda Guns N’ Roses, foi a segunda mais rentável da história, com um lucro de mais de 2 bilhões de reais. 

Lollapalooza 2020

A banda já participou dos maiores festivais de música ao redor do mundo e já esteve 9 vezes no Brasil, participou do Rock In Rio, em 1991, 2011, 2017 e 2019 e em Abril ela retornará ao país, para se apresentar pela primeira vez, no festival Lollapalooza 2020, em São Paulo.

Enquanto o Lollapalooza não começa, fique com uma performance ao vivo da banda:

Divulgação / Youtube / Vevo / Guns N’ Roses “Welcome to the Jungle” live

Comentários no Facebook

Subir